O IBEC, ao longo dos últimos anos, tem divulgado nacionalmente as técnicas da Engenharia de Custos, através de cursos de pós-graduação ministrados a uma grande parcela de profissionais interessados em se aprofundar neste tema.

A intensa competição no atual mercado de trabalho tem exigido, das empresas e dos órgãos governamentais, uma maior preocupação com a gestão de custo total, tornando essencial o reconhecimento da competência de profissionais nessa área. Há uma expressiva demanda por parte dos profissionais pelo reconhecimento das competências adquiridas no desempenho da sua experiência profissional.

Cada vez mais, políticas e estratégias globais de qualidade e de produtividade passam a requerer das empresas a certificação de produtos, serviços, sistemas e, principalmente, de pessoas. O reconhecimento da competência profissional passa a ser um importante requisito para a inserção de profissionais no mundo produtivo.

Engenheiros
Engenheiros

Sentindo a necessidade de garantir a qualidade do trabalho dos profissionais da Engenharia de Custos, estimulando o interesse pelo tema e sua inserção no mercado de trabalho, o IBEC concluiu pela implantação, no Brasil, de um processo de certificação profissional em Engenharia de Custos.

O IBEC Certificador é o organismo certificador do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC) destinado a implantar e desenvolver as ações do Programa de Certificação. É o responsável pelas decisões referentes a certificação, incluindo aqui a concessão, manutenção, recertificação, extensão/redução do escopo da certificação, bem como sua suspensão ou cancelamento quando for o caso.

Tem como Missão, implantar, desenvolver, administrar e avaliar permanentemente, o Programa de Certificação Profissional, para promover, apoiar e valorizar os profissionais da área de Engenharia de Custos.

Programa de Certificação Profissional

O Programa de Certificação Profissional do IBEC Certificador tem como objetivo proporcionar aos profissionais, às empresas, aos órgãos públicos e à sociedade em geral, credibilidade e confiança nos profissionais certificados nas áreas da Engenharia de Custos abrangidas no seu escopo.

Para isto, o IBEC Certificador adotou procedimentos de gerenciamento das ações de certificação, baseados na independência, imparcialidade, objetividade e eqüidade Estes procedimentos são aplicáveis a todos os profissionais elegíveis, atendendo às Normas nacionais e internacionais de Certificação de Pessoas, através de medidas administrativas que garantem a ética, a eficiência, a eficácia e a sustentabilidade das atividades executadas.

O Programa de Certificação Profissional do IBEC Certificador trabalha as seguintes certificações:

Notório Saber em Engenharia de Custos
Engenheiro de Custos Sênior
Engenheiro de Custos Júnior
Técnico Especialista em Orçamentos e Controle de Custos